Revista WebCasas

Matéria no site WebCasas sobre mudanças sustentáveis que podem ser feitas em uma residência.

Para adotar atitudes mais sustentáveis no seu cotidiano, é fundamental começar reavaliando os seus hábitos de consumo e refletindo sobre a quantidade de resíduos desnecessários que você produz diariamente. “Não basta comprar um produto e acreditar em tudo que o fabricante usa para vendê-lo. É importante que o consumidor seja cada vez mais criterioso e comprometido nas suas escolhas”, diz a arquiteta Karla Cunha, do escritório Item 6 Arquitetura e Sustentabilidade, de São Paulo (SP). Confira a seguir as dicas da profissional para que você deixe a sua rotina em casa mais sustentável.

1. Separe os materiais recicláveis e dê o destino adequado a eles. E pense em fazer uma compostagem caseira com os resíduos orgânicos.

2. Coloque arejadores nas torneiras, o que resultará em uma importante economia de água. Também conhecidos como limitadores de vazão, correspondem a uma válvula que pode ser facilmente instalada em torneiras ou chuveiros para restringir a saída de água. O produto é encontrado em lojas de materiais de construção e pode gerar uma economia de até 70% no consumo. De acordo com Karla, uma torneira convencional escoa de 5 a 10 litros de água por minuto e, com um arejador, é possível reduzir o volume de água para 2 litros por minuto.

3. Prefira caixas da bacia sanitária com duplo acionamento. Assim, você pode poupar 50% de água a cada acionamento para descarte de resíduos líquidos em relação aos acionamentos para resíduos sólidos.

4. Ao reformar, avalie cada material utilizado e opte por produtos sustentáveis. Você pode, por exemplo, escolher pastilhas feitas a partir de vidro reciclado ou apostar em pisos que não passam pelo processo de queima e, portanto, têm um processo mais limpo de produção.

Confira a matéria na íntegra.