Revista Manual do Construtor

Nesta edição da revista, a Item 6 participou com duas matérias, uma sobre gramados e outra apresentando um projeto paisagístico.

Gramado: cultive essa ideia

Quem quer demonstrar cuidado e sintonia com a natureza logo na entrada de casa, um gramado bonito e bem cuidado é uma ótima opção. Além de promover o aumento das áreas verdes no planeta, beneficiando a preservação do meio ambiente, a grama é um complemento indispensável para qualquer jardim.

Entretanto, saber como e o que plantar são alguns pontos que devem ser analisados previamente. “A escolha certa das sementes ou das mudas que serão utilizadas e a maneira correta do plantio são muito importantes para se obter um gramado saudável”, diz Camila Simhon, arquiteta paisagista da Item 6 Arquitetura e Sustentabilidade. “Cada grama tem seu cuidado, vantagens e desvantagens na hora do plantio e da manutenção”, acrescenta.

Muro verde

O grande destaque desse projeto das arquitetas Karla Cunha e Camila Simhon é o muro verde que envolve uma das paredes da cobertura. “Ele trouxe vida a uma área antes árida, com um muro sem preocupação estética e sem vida”, diz Karla. Os proprietários do apartamento, localizado na capital paulista, são um jovem casal com um filho. Eles pediram às arquitetas que criassem um projeto paisagístico para recuperar a cobertura que estava vazia e má conservada. “A ideia foi revitalizar, criando espaços de estar e de Karla Cunha e Camila Simhon contemplação, além de utilizar espécies e soluções com baixa manutenção, como o muro verde com irrigação automatizada”, explica Karla.

O muro verde foi criado com tijolos e revestido com tábuas de madeira de demolição. As profissionais mesclaram as plantas russélia e filodentro no muro. O piso foi revestido com deck de madeira e pedriscos na cor palha. Um vão que havia no piso da área superior da cobertura também foi revestido com um deck de madeira.

Confira as duas matérias na íntegra.