Revista Casa Projeto & Estilo

Mais uma vez os muros verdes da Item 6 chamaram a atenção e foram divulgados na edição nº 19 da revista Casa Projeto & Estilo, com a chamada: "Muros verdes trazem vantagens para a residência e o meio ambiente".

Os muros verdes consistem na aplicação de vegetação verticalmente. Trata-se de uma técnica que pode ser utilizada em qualquer tipo de edificação. Entre os principais benefícios dos usuários estão: conforto térmico, isolamento acústico, diferencial arquitetônico, valorização do imóvel, qualidade do ar, produção de alimentos, preservação da fauna, entre outros.

Segundo a arquiteta e paisagista Camila Simhon, da Item 6 Arquitetura e Sustentabilidade, os muros verdes possuem diversas vantagens de implantação e facilidade de manutenção. "A técnica a ser utilizada irá depender de cada situação, mas tratam-se de estruturas que após serem fixadas em uma parede, serão compostas de nichos próprios para receberem o substrato e a vegetação adequada. Indicamos a irrigação automatizada que garante a melhor manutenção do jardim vertical sem que haja necessidade de regas constantes pelos usuários", diz Camila.

A escolha das plantas irá depender do local e tipo de jardim escolhido pelo cliente, mas é possível utilizar uma grande variedade de espécies, inclusive comestíveis, transformando o muro verde em uma horta vertical. A instalação e plantio leva em torno de três dias.

"O tempo de execução vai depender da área do muro e condições locais, que podem variar bastante. Geralmente, os projetos residenciais são rápidos quando não necessitam de intervenções civis", completa a arquiteta Karla Cunha, que é sócia da Item 6 Arquitetura e Sustentabilidade.

Confira a matéria na íntegra no site da revista.