Artigo Revista Atitude Sustentável

Estréia como colunista na revista Atitude Sustentável, com um artigo sobre o emprego da sustentabilidade na arquitetura e construção civil.

Muitas pessoas têm entrado em contato comigo para tentar entender melhor essa tal arquitetura sustentável. No geral, as dúvidas giram em torno dos custos. E saber quanto uma intervenção com essas características acaba sendo mais cara que uma convencional é a principal delas. Com isso, percebi que poucas pessoas entendem de fato a importância da aplicação dos conceitos sustentáveis, não somente na arquitetura e construção, mas também em seu dia-a-dia.

Para compreender esses conceitos, em primeiro lugar, é preciso ter sempre em mente que, para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser: ecologicamente correto, economicamente viável, culturalmente aceito e socialmente justo. E quando se entende isso de verdade, a ideia de que uma obra é sustentável pelo simples fato de ter materiais ecologicamente corretos, passa a ser totalmente inconsistente. Claro que a escolha dos materiais é um fator importantíssimo e que não pode ser deixado de lado, mas o que vejo por aí são profissionais e empresas distorcendo ou simplesmente ignorando critérios sustentáveis igualmente valiosos.

Confira o artigo na íntegra.