Reforma de cobertura residencial na Vila Mariana

Criação de novas áreas internas e externas em pavimento de cobertura, antes sem uso, em apartamento localizado na Vila Mariana, em São Paulo.

Essa reforma foi desafiadora desde o início. O cliente entrou em contato conosco buscando a viabilidade em transformar uma área de pavimento superior, abandonada e sem qualquer uso, em um espaço de lazer para a sua família. Mas desde o primeiro dia nos animamos em projetar algo surpreendente e que transformasse radicalmente aquele espaço e a vida das pessoas que o utilizassem futuramente.

Área de cobertura antes da intervenção, com grades de ferro contornando uma mureta de alvenaria e telhas de fibrocimento a uma altura bem baixa na cobertura.

área de cobertura antes da intervenção | imagem: arquivo pessoal

A ideia principal foi remover todas as divisórias de madeira do local e prever soluções para os fechamentos laterais, retirando as grades para garantir mais privacidade, mas sem perder a iluminação e ventilação naturais. A cobertura também precisava ser refeita, pois além de nada estética, as telhas onduladas de fibrocimento estavam a uma altura muito abaixo do padrão.

O cliente nos pediu que esse pavimento superior, complementar ao apartamento, tivesse uma sala de TV e uma área de churrasqueira e propusemos também uma área de lazer externa, com um paisagismo adequado ao local, mas que proporcionasse descanso e encontros agradáveis, confira algumas imagens.

Área externa da cobertura após a intervenção, composta por ofurô e deck de madeira e paisagismo com vasos coloridos.

área externa de lazer com ofurô, deck de madeira e paisagismo | imagem: daisy santos

O paisagismo da área de lazer externo é composto por um ofurô com hidromassagem, no lugar da tradicional piscina, deck de madeira, onde futuramente haverá duas espreguiçadeiras, chuveiro, horta de temperos em floreira, lavandas e gardênias, além de frutíferas (limoeiro e jabuticabeira) em vasos esmaltados multicoloridos.

Detalhe da horte de temperos, junto ao ofurô, na área externa de lazer.

detalhe da horta de temperos | imagem: yuri penteado silvestre

Área externa, com fechamentos laterais e aberta na cobertura.

área externa mas com fechamentos laterais | imagem: yuri penteado silvestre

Já a área externa coberta, contempla churrasqueira, armários com pia e uma pequena estrutura de cozinha. O espaço terá futuramente uma mesa de sinuca centralizada e uma grande chaise redonda para descanso. A iluminação do ambiente foi garantida com a cobertura de vidro, apoiada em estrutura metálica, onde utilizamos as esteirinhas retráteis, que abrem e fecham manualmente para que o local não receba sol direto nos horários de pico.

Área de churrasqueira, com bancada de granito na pia, cobertura retrátil e futuramente uma mesa de sinuca.

área de churrasqueira, com cobertura retrátil e futuramente uma mesa de sinuca. | imagem: daisy santos

Área de lazer coberta, com churrasqueira e futura mesa de sinuca.

área de lazer coberto, onde haverá futura mesa de sinuca | imagem: yuri penteado silvestre

Vista da área externa a partir da área de churrasqueira.

vista da área externa a partir do espaço de churrasqueira | imagem: yuri penteado silvestre

Para a iluminação da área de churrasqueira, utilizamos trilhos energizados para luminárias spots, que permitem um melhor aproveitamento do espaço e também posicionamento das peças, conforme as necessidades. Também utilizamos arandelas de uso interno e externo, espetos para vasos, luminárias de piso embutida no deck de madeira e as decorativas na sala de TV, todas especificadas para lâmpadas LED, mais econômicas e eficientes.

Já a área interna, onde encontram-se a sala de TV e o lavabo, procuramos oferecer mais privacidade por ser um local de descanso, mas sem perder o ar de descontração, caracterizado pelas cores fortes escolhidas para pinturas de paredes, revestimentos e mobiliários.

Sala de TV, ainda sem mobiliário, mas com paredes pintadas na cor roxa, que garantem o ar descontraído do ambiente.

sala de tv ainda sem mobiliário, mas com paredes coloridas | imagem: yuri penteado silvestre

O pequeno lavado foi criado para dar apoio às áreas externas e internas, ele é muito bem iluminado e ventilado e segue o colorido dos demais ambientes com as pastilhas de vidro na parede e espelho e também na cuba de apoio vermelha.

Pequeno lavabo criado para atender às áreas internas e externas.

lavabo criado para atender às áreas internas e externas | imagem: daisy santos

Gostaríamos de agradecer o nosso cliente e sua família, que participaram muito de perto de cada passo do projeto, aos fornecedores Multiforma, responsáveis pelo ofurô e deck de madeira e Cacique Vasos, que trabalharam impecavelmente, dando assessoria e suporte sempre que necessário e a todos o demais envolvidos que com seu trabalho, agregaram valor a mais esse nosso trabalho finalizado.

Para maiores informações sob projetos arquitetônicos e paisagísticos, !