Projeto de fábrica e loja de chocolates

Projetos arquitetônico e paisagístico em fábrica e loja de chocolates gourmet no bairro de Santana.

A fábrica da Gallette Chocolates Gourmet funcionava em outro imóvel, mas sem a área de atendimento e loja e assessoramos a cliente na escolha do imóvel para o melhor aproveitamento dos espaços necessários.

Acompanhando o conceito da marca, as intervenções sustentáveis foram incorporadas no projeto, desde a acessibilidade a partir da entrada do imóvel até a especificação de materiais ambientalmente corretos.
Como se tratou de uma reforma em uma casa bem antiga, a implantação de sistemas de eficiência energética e de manejo de águas foram bem limitadas, onde apenas a substituição da lâmpadas convencionais por LED, o uso de arejadores nas torneiras e o ar condicionado sem CFC foram viáveis.

O paisagismo na entrada da loja foi projetado com uma rampa de acesso para cadeirantes, conforme a NBR 9050 "Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos", e ainda com uma área externa de café sobre deck de madeira com mesa bistrô e banquetas.
Um muro verdede tijolos pré moldados ocupa toda extensão da face esquerda do muro de entrada, composto pelas Russélia de flor branca (Russelia equisetiformis) e o Lambari roxo (Tradescantia zebrina).
Essa área de entrada também contempla um bicicletário junto à calçada, além de uma vaga para carros dentro do terreno.

Para o ambiente de loja, propusemos o uso do cimento queimado Cimentare, um produto inovador e ambientalmente correto, produzido a base de parafina reciclada e acabamento em cera de carnaúba, fornecido pelo nosso parceiro Lieto Fine.
Os móveis em marcenaria foram projetados em madeira de demolição e MDF pela Arte Urbana, de modo a oferecer um contraste rústico com outras peças mais contemporâneas e bem coloridas.
Três tachos em cobre foram propostos como luminárias sobre o balcão vitrine, especialmente projetado para exposição dos chocolates, caixa e apoio interno.

O layout da cozinha industrial foi cuidadosamente projetado conforme as exigências de órgãos de controle além das necessidades práticas da cliente e o resultado foi um espaço funcional e ainda com a possibilidade dos clientes acompanharem a produção dos chocolates através de um vidro que separa esse ambiente da área externa com bancada e banquetas.

Há ainda uma área externa nos fundos do terreno, reservada para uma pequena lavanderia e armazenamentos dos resíduos e onde ainda foi proposto um paisagismo de contemplação aos clientes que estiverem na área de balcão junto ao vidro da cozinha.

Vista interna da área de atendimento da loja de chocolates, onde aparece o balcão em madeira de demolição com pintura rústica, o piso e paredes em cimento queimado e a mesa em madeira.Vista interna da área de atendimento mostrando as prateleiras altas em madeira onde encontram-se expostos os produtos comercializados pela loja e fábrica de chocolates.Planta do projeto arquitetônico e paisagístico mostrando a área externa de entrada do imóvel e o ambiente interno da loja, da Gallette Chocolates Gourmet.Elevações do projeto arquitetônico e paisagístico da área externa, com muro verde, rampa de acesso e área de café, da Gallette Chocolates Gourmet.Planta do projeto arquitetônico e paisagístico mostrando a área externa dos fundos do imóvel, da Gallette Chocolates Gourmet.