Paisagismo de varanda em Moema

Confira o resultado desta pequena, porém muito charmosa, varanda que projetamos no bairro de Moema em São Paulo. Por Camila Simhon.

Para nós, as varandas em apartamentos devem seguir o mesmo conceito de quintal e um bom projeto paisagístico pode proporcionar momentos cada vez mais difíceis nas grandes cidades, como colher frutas do pé, ter temperos frescos para utilizar na alimentação, relaxar ou ler um livro na rede, receber amigos, entre outros.

 

Parte da varanda antes. Foto: Arquivo pessoal.

Vista da varanda antes da intervenção. Imagem: Arquivo pessoal.

Parte da varanda depois. Foto: Cinthya Araujo.

Vista da varanda depois da intervenção. Imagem: Cinthya Araujo.

 

Cantinho da horta. Foto: Cinthya Araujo.

Cantinho da horta. Imagem: Cinthya Araujo.

Ferramentas para os cuidados com a horta. Foto: Cinthya Araujo.

Ferramentas para os cuidados com a horta. Imagem: Cinthya Araujo.

Para oferecer privacidade entre a varanda da cliente e a do vizinho, criamos um painel de madeira em L, onde, em um dos lados, foi criado um jardim vertical com as espécies aspargo pendente e bromélia fire ball. Já do outro lado, aproveitamos o espaço para guardar as ferramentas que serão utilizadas no cuidado com a horta, plantada em um canteiro alto, e nela colocamos os temperos mais utilizados pela família como a salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim e hortelã.

As caixas para as flores foram feitas a partir de paletes reaproveitados.

Outro lado. Foto: Cinthya Araujo.

Vista oposta. Foto: Cinthya Araujo.

 

Rede de descanso. Foto: Cinthya Araujo.

Rede de descanso. Foto: Cinthya Araujo.

Do lado oposto, fizemos uma composição com vasos decorativos, onde plantamos jabuticabeiralavandas e filodendro xanadú. O belíssimo aparador foi pensando com as gavetas na cor amarela, combinando com os vasos de parede, onde gerânios pendentes foram plantados. A cor da parede foi a mesma escolhida para as caixas das flores, tudo isso pensado e projetado de modo que este ambiente tivesse total equilíbrio e harmonia entre os elementos propostos.