Brasilprev - Horta comunitária

Evento entre colaboradores da Brasilprev promove valores como a conscientização ambiental através de horta comunitária.

A empresa Brasilprev promove um encontro duas vezes ao ano com objetivo de gerar e solidificar o sentimento participativo entre os seus colaboradores. E no segundo encontro de 2015, sob o tema "Sociedade e Meio Ambiente", a Item 6, através da paisagista Camila Simhon, foi convidada pela Am3 eventos, para a elaboração de um projeto que teve como objetivo a produção de uma horta comunitária.

Palestra da arquiteta e paisagista Camila Simhon para o evento.

A ideia foi despertar em cada indivíduo a importância de sua atitude para o início de uma mudança local e global, visando sensibilizar e motivar as pessoas a saírem da reflexão e partirem para ação. A horta foi plantada coletivamente pelos participantes do evento e permanecerá na empresa para ser cuidada e usufruída por todos.

Horta comunitária em área externa da empresa Brasilprev.

Para a dinâmica, foram selecionados diversos kits, pensando na região de origem e seus sabores, como o kit de chás, de ervas do mediterrâneo, do oriente médio, de ervas básicas e também exóticas. Cada um deles compôs uma das 50 jardineiras plantadas. Além da dinâmica, um projeto paisagístico foi elaborado para a melhor localização e instalação da horta, considerando os aspectos físicos-espaciais e contendo a planta de localização dos elementos propostos, especificação das espécies vegetais e do material a ser utilizado. Belíssimas caixas de madeira, fornecidas pela empresa The Original Farm, foram usadas no plantio, cada uma com a sua jardineira de plástico e suporte metálico desenvolvidos conforme o projeto.

A abertura do evento contou com uma palestra do jornalista Gilberto Dimenstein, especialista na área de cidadania corporativa, educação e sustentabilidade e após a dinâmica da horta, foi realizado um treinamento teórico e prático para um grupo de colaboradores voluntários que foram orientados sobre os cuidados necessários à sua manutenção, como  irrigação, colheita, adubação, uso das espécies, entre outros.

Confira o post na íntegra e maiores informações sobre o evento.